SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4  suppl.2Atividade anti-micobacteriana de Baccharis dracunculifolia, Centella asiatica, Lantana camara e Pterodon emarginatusAtividade antimicrobiana de extrato bruto e de frações de flores de Vernonia polyanthes Less (assa-peixe). índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Plantas Medicinais

versão impressa ISSN 1516-0572versão On-line ISSN 1983-084X

Resumo

SOARES, F.P. et al. Estudo etnofarmacológico e etnobotânico de Himatanthus drasticus (Mart.) Plumel (janaguba). Rev. bras. plantas med. [online]. 2015, vol.17, n.4, suppl.2, pp.900-908. ISSN 1516-0572.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-084X/14_086.

Himatanthus drasticus (Mart.) Plumel, janaguba, produz um látex em seu caule que é usado para o tratamento de alguns tipos de câncer, vermes intestinais, febre, menstruações irregulares, infertilidade feminina e úlceras gástricas. Estudos fitoquímicos revelaram a presença de acetato de lupeol e proteínas; e estudos farmacológicos, os efeitos antiúlcera, antitumoral, imunomodulador, analgésico e anti-inflamatório. O presente trabalho objetivou realizar levantamento etnobotânico e etnofarmacológico sobre H. drasticus como contribuição ao conhecimento científico da referida espécie. Foi elaborado um questionário, que foi aplicado em entrevista a 21 raizeiros nos mercados das cidades de Crato, Fortaleza e Pacajus do estado do Ceará (CE). Observou-se que 38,1% dos raizeiros têm mais de 10 anos de serviço e 47,6%, estão na faixa etária de 40 a 59 anos, o que representa um fator positivo quanto à experiência com plantas medicinais. Aproximadamente 85,7% dos raizeiros relataram o uso do látex da H. drasticus para tratamento de úlcera; 66,7% para inflamação; 66,7% para câncer. Verificou-se que as principais indicações terapêuticas relatadas pelos raizeiros sobre esta espécie estão de acordo com as informações científicas. Os levantamentos etnobotânicos e etnofarmacológicos exercem um papel primordial no resgate do conhecimento tradicional, nos meios rurais e urbanos, tanto por seu valor histórico-cultural, como também pela necessidade de confirmação das indicações de uso.

Palavras-chave : Himatanthus drasticus; etnofarmacologia; etnobotânica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )