SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4  suppl.2Estudo etnofarmacológico e etnobotânico de Himatanthus drasticus (Mart.) Plumel (janaguba)Resultados da aplicação tópica do extrato de própolis na redução da progressão da doença periodontal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Plantas Medicinais

versão impressa ISSN 1516-0572versão On-line ISSN 1983-084X

Resumo

WALTRICH, K.K.; HOSCHEID, J.  e  PROCHNAU, I.S.. Atividade antimicrobiana de extrato bruto e de frações de flores de Vernonia polyanthes Less (assa-peixe). Rev. bras. plantas med. [online]. 2015, vol.17, n.4, suppl.2, pp.909-914. ISSN 1516-0572.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-084X/14_110.

Vernonia polyanthes, conhecida como assa-peixe, é planta nativa do Brasil e suas flores, raízes e folhas, em decocção ou infusão, são empregadas na medicina caseira como diuréticas, balsâmicas, e anti-reumáticas, usadas nos casos de bronquite e tosse persistente. O objetivo do trabalho foi avaliar a atividade antimicrobiana do extrato/frações obtidos por maceração em metanol e infusão de flores de V. polyanthes, incluindo também a identificação qualitativa dos compostos presentes nas flores, através da avaliação fitoquímica, empregando testes colorimétricos. Foram realizados testes para identificação de antraquinonas, taninos, flavonóides, saponinas e alcalóides. A avaliação microbiológica foi realizada por meio de ensaio de difusão em ágar, empregando Escherichia coli, Staphylococcusaureus e Pseudomonas aeruginosa. A partir dos testes colorimétricos foi possível verificar a presença de taninos e flavonóides em ambos os extratos. Ainda, no extrato macerado, foi observada a presença de alcalóides. No ensaio de difusão em ágar, a fração acetato de etila de ambos os extratos, apresentou atividade antimicrobiana sobre Staphylococcus aureus. Foi possível identificar qualitativamente os compostos da flor, demonstrando diferença entre as técnicas de extração, sendo que o metanol resultou em melhor poder extrativo.

Palavras-chave : Assa-peixe; Cambará; Plantas medicinais; Perfil fitoquímico.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )