SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4  suppl.2Atividade antimicrobiana de extrato bruto e de frações de flores de Vernonia polyanthes Less (assa-peixe).Atividade anti-bacteriana do extrato alcaloide e de compostos isolados de Croton bonplandianum Baill. (Euphorbiaceae) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Plantas Medicinais

versão impressa ISSN 1516-0572versão On-line ISSN 1983-084X

Resumo

RIBEIRO, M.R.G. et al. Resultados da aplicação tópica do extrato de própolis na redução da progressão da doença periodontal. Rev. bras. plantas med. [online]. 2015, vol.17, n.4, suppl.2, pp.915-921. ISSN 1516-0572.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-084X/14_136.

Agentes químicos têm sido usados para auxiliar na inibição da formação do biofilme e impedir desenvolvimento da doença periodontal (DP). O objetivo deste estudo foi avaliar radiograficamente a ação do extrato de própolis na progressão da DP induzida em ratos. Foram utilizados 48 ratos Wistar, divididos em 4 grupos (n=12): Controle, Pincel, Própolis e Clorexidina. Os grupos foram subdivididos para análise aos 7 e 21 dias. A progressão da DP foi avaliada radiograficamente pela distância entre a junção cemento-esmalte e a crista óssea alveolar na face mesial do 1º molar inferior. A perda óssea foi significativamente menor nos animais do grupo própolis em ambos os períodos (p ≤ 0,01). Concluiu-se por análise radiográfica que a aplicação tópica do extrato de própolis interfere reduzindo a progressão da doença periodontal induzida por ligadura em ratos, demonstrando a importância desse composto como substância auxiliar no tratamento periodontal.

Palavras-chave : Periodontia; Própolis; Radiografia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )