SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4  suppl.2Diversidade e equitabilidade de Plantas Alimentícias Não Convencionais na zona rural de Viçosa, Minas Gerais, BrasilUso popular de espécies medicinais da família Verbenaceae no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Plantas Medicinais

versão impressa ISSN 1516-0572versão On-line ISSN 1983-084X

Resumo

YOKOTA, L.H.T.; IOSSAQUI, C.G.; HOSHINO, E.A.  e  SOUZA, J.R.P.. Adubação foliar no desenvolvimento e produção de óleo essencial de manjericão. Rev. bras. plantas med. [online]. 2015, vol.17, n.4, suppl.2, pp.975-979. ISSN 1516-0572.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-084X/14_084.

O objetivo do trabalho foi avaliar o desenvolvimento e a produção de óleo essencial de manjericão com a aplicação de adubo foliar em Londrina-PR. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados com três doses de adubo foliar (0, 2 e 4 L.ha-1) e sete repetições. Foram realizadas três colheitas durante o desenvolvimento do experimento. Os cortes ocorreram no início do florescimento, a altura do oitavo nó aos 40, 80 e 120 dias após o transplantio. Avaliou-se a altura, área foliar, produção de massa seca de folhas e rendimento de óleo essencial. A aplicação de 4 L ha-1 do adubo foliar proporcionou os maiores acréscimos na produção de massa seca de folhas e no rendimento de óleo essencial até o segundo corte das plantas de manjericão. A renovação da cultura se faz necessária a partir do terceiro corte.

Palavras-chave : Ocimum basilicum L.; biomassa; crescimento; nutrição.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )