SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4  suppl.3Diferentes substratos na propagação por estaquia de assa-peixe (Vernonia polyanthes Less)O uso de fitoterápicos à base de aroeira como coadjuvante no tratamento da gengivite: Revisão Sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Plantas Medicinais

versão impressa ISSN 1516-0572versão On-line ISSN 1983-084X

Resumo

STEFANELLO, R.; NEVES, L.A.S.; ABBAD, M.A.B.  e  VIANA, B.B.. Germinação e vigor de sementes de chia (Salvia hispanica L. - Lamiaceae) sob diferentes temperaturas e condições de luz. Rev. bras. plantas med. [online]. 2015, vol.17, n.4, suppl.3, pp.1182-1186. ISSN 1516-0572.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-084x/15_043.

A Salvia hispanica, conhecida popularmente como chia, apresenta elevada notabilidade por suas características nutricionais, sendo rica em proteínas, fibras, sais minerais e ácidos graxos, os quais podem ser responsáveis pela diminuição do risco de doenças cardiovasculares. Apesar do crescente consumo, existem poucos estudos em relação à germinação e ao vigor de suas sementes. Assim, o presente trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos da luz e da temperatura no potencial fisiológico de sementes de chia (Salvia hispanica L.). Para tal, as sementes foram colocadas para germinar nas temperaturas constantes de 20, 25 e 30 ºC na presença e ausência de luz. Os parâmetros avaliados foram: percentagem de germinação, primeira contagem, índice de velocidade de germinação, e comprimento e massa seca das plântulas. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado com quatro repetições de 100 sementes. Constatou-se que a germinação das sementes de chia ocorre tanto na presença quanto na ausência de luz. As sementes de chia, sem dormência, germinam melhor na temperatura constante de 20 °C.

Palavras-chave : plantas medicinais; fotoblastismo; qualidade fisiológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )