SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4  suppl.3Germinação e vigor de sementes de chia (Salvia hispanica L. - Lamiaceae) sob diferentes temperaturas e condições de luzO uso de fitoterápicos orientais nas lesões renais: revisão integrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Plantas Medicinais

versão impressa ISSN 1516-0572versão On-line ISSN 1983-084X

Resumo

DIAS, J.N.; SILVA, M.P.C.F.  e  LIMA, I.P.C.. O uso de fitoterápicos à base de aroeira como coadjuvante no tratamento da gengivite: Revisão Sistemática. Rev. bras. plantas med. [online]. 2015, vol.17, n.4, suppl.3, pp.1187-1191. ISSN 1516-0572.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-084x/14_164.

O fator mais importante na manutenção da saúde periodontal é o adequado controle do biofilme dentário. Face às dificuldades no controle mecânico por parte dos pacientes, métodos alternativos ou complementares têm sido utilizados como coadjuvantes químicos do controle do biofilme, auxiliando no tratamento da gengivite. Dentre esses métodos alternativos, destaca-se a fitoterapia, através da utilização de plantas medicinais. Dessa forma, esse estudo faz uma revisão sistemática tendo como objetivo a busca, na literatura atual, de estudos que comprovem a eficácia de produtos fitoterápicos à base de aroeira no controle do biofilme dental auxiliando no tratamento da gengivite. Foi realizada busca computadorizada nos indexadores MedLine, Lilacs, BBO e Scielo no período de Setembro a Outubro de 2014. Os descritores de pesquisa utilizados foram “biofilme”, “gengivite”, “aroeira”, “plantas medicinais” e “fitoterápicos”, bem como seus correspondentes em língua inglesa. Através dos descritores utilizados, foram encontrados 54 artigos. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, chegou-se a 08 artigos: 05 revisões, 01 estudo clínico randomizado, 01 estudo experimental e 01 estudo observacional descritivo. De acordo com os estudos analisados, a aroeira apresentou atividades antifúngica e antimicrobiana eficazes, bem como potencial efeito de redução do índice de sangramento gengival, o que justifica seu uso no tratamento da gengivite.

Palavras-chave : aroeira; gengivite; plantas medicinais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )