SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4  suppl.3O uso de fitoterápicos orientais nas lesões renais: revisão integrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Plantas Medicinais

versão impressa ISSN 1516-0572versão On-line ISSN 1983-084X

Resumo

CORDOVIL, K. et al. Revisão das Propriedades Medicinais de Cajanus cajanna Doença Falciforme. Rev. bras. plantas med. [online]. 2015, vol.17, n.4, suppl.3, pp.1199-1207. ISSN 1516-0572.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-084x/14_139.

Este artigo descreve a ocorrência, características botânicas, fitoquímicas e a composição nutricional do feijão guandu [Cajanus cajan (L.) Millsp], e sua relação no processo de inibição da falcização na doença falciforme, um distúrbio genético que acomete as hemácias, gerando hemólise e anemia crônica. Dois constituintes químicos estariam mais relacionados aos efeitos inibitórios na falcização de células falciformes: L-fenilalanina e o ácido p-hidroxibenzóico. Estudos químico-biológicos detalhados com o feijão guandu no Brasil poderão esclarecer melhor os mecanismos pelos quais ocorre a inibição da falcização das hemácias e a diminuição do estresse oxidativo, ajudando no tratamento de pessoas com DF.

Palavras-chave : propriedades medicinais; cajanus cajan; anemia falciforme.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )