SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Avaliação da qualidade de amostras comerciais de leite de janaguba (Himatanthus drasticus (Mart.) Plumel) em Fortaleza – Ceará índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Plantas Medicinais

versão impressa ISSN 1516-0572versão On-line ISSN 1983-084X

Resumo

SALOMAO, A.N. et al. Métodos para avaliar a viabilidade de germoplasma semente criopreservado de Jatropha curcas L. Rev. bras. plantas med. [online]. 2016, vol.18, n.2, pp.391-398. ISSN 1516-0572.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-084X/15_175.

Jatropha curcas L., é uma espécie com várias aplicações potenciais, principalmente para usos medicinais (hipoglicemina, anti-inflamatório, homeostático, cicatrizante, antitumoral). O objetivo deste estudo foi testar a germinação em rolo de papel para sementes inteiras e in vitro para eixos embrionários excisados visando identificar o melhor método para avaliar a qualidade de germoplasma semente de J. curcas, criopreservado com diferentes teores de água. A amostra experimental com 6,2% de teor de água foi dividida em subamostras que foram hidratadas e desidratadas por 0 (controle), 4, 8, 11 e 24 h. Os percentuais de germinação inicial foram de 63% para sementes inteiras e de 81% para eixos embrionários excisados. Após exposição ao nitrogênio líquido (NL) os percentuais de germinação foram de 48% (sementes inteiras) e 57% (eixos embrionários). Não houve diferença significativa entre os percentuais de germinação de eixos embrionários excisados de sementes com diferentes umidades e submetidas ou não ao congelamento. Em contraste, houve redução de percentuais de germinação das sementes inteiras expostas ao NL (contraste = 0.17, erro padrão = 0.04, t = 4.09, p = 0.001), mas não aos tratamentos de hidratação e desidratação. A metodologia baseada em cultura de eixos embrionários in vitro isolados de sementes armazenadas em NL, com distintos teores de água foi mais eficiente que a germinação padrão para avaliar a viabilidade de sementes J. curcas antes e após a armazenamento em NL.

Palavras-chave : semente; eixo embrionário; criopreservação; Jatropha curcas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )