SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Avaliação da qualidade de amostras comerciais de leite de janaguba (Himatanthus drasticus (Mart.) Plumel) em Fortaleza – CearáAvaliação das atividades antibacteriana, tripanocida e citotóxica do extrato hidroalcóolico das raízes de Tradescantia sillamontana Matuda (Veludo Branco) (Commelinaceae) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Plantas Medicinais

versão impressa ISSN 1516-0572versão On-line ISSN 1983-084X

Resumo

DE AMORIM, M.L.L.; GODINHO, W.M.; ARCHANJO, F.C.  e  GRAEL, C.F.F.. Constituintes químicos das folhas de Pseudobrickellia brasiliensis (Spreng.) R.M. King & H. Rob. (Asteraceae). Rev. bras. plantas med. [online]. 2016, vol.18, n.2, pp.408-414. ISSN 1516-0572.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-084X/15_185.

Pseudobrickellia brasiliensis é uma espécie endêmica do Brasil, popularmente conhecida como “arnica”/ “arnica-do-campo”/ “arnica-do-mato” e usada por suas propriedades analgésica e antiinflamatória. O objetivo do trabalho foi o estudo fitoquímico do óleo essencial e dos extratos hexânico e em acetato de etila das folhas dessa espécie. O óleo essencial foi extraído por hidrodestilação em aparato de Clevenger e foi analisado por CG/EM, sendo identificados 25 componentes, com predomínio de monoterpenos. Os extratos foram submetidos a cromatografia clássica, e as frações foram analisadas por CG/EM, 1D 1H-RMN, 13C-RMN e 13C-RMN-DEPT 135. Foram identificados α-amirina, acetato de α-amirina, β-amirina, acetato de β-amirina, lupeol, acetato de lupeol, pseudotaraxasterol e taraxasterol (triterpenos) e o ácido caurenóico (diterpeno). Estes terpenos estão quimiotaxonomicamente relacionados a tribo Eupatorieae (Asteraceae) e podem ser responsáveis pela atividade antiinflamatória atribuída a planta.

Palavras-chave : Pseudobrickellia brasiliensis; Asteraceae; planta medicinal; fitoquímica; terpenos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )