SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Atividade antifúngica e possível mecanismo de ação do óleo essencial de folhas de Ocimum gratissimum (Linn.) sobre espécies de CandidaAnálise MDGC-MS de óleos essenciais de Protium heptaphyllum (Aubl.) e sua atividade antifúngica contra espécies de Candida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Plantas Medicinais

versão impressa ISSN 1516-0572versão On-line ISSN 1983-084X

Resumo

CHAVES, D.A et al. Avaliação da atividade angiogênica da solução aquosa do barbatimão (Stryphnodendron adstringens). Rev. bras. plantas med. [online]. 2016, vol.18, n.2, pp.524-530. ISSN 1516-0572.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-084X/15_093.

O Barbatimão (Stryphnodendron adstringens) planta medicinal encontrada no bioma Cerrado apresenta propriedades físico-químicas que lhe garante importantes atividades farmacológicas tais como: anti-inflamatória, analgésica e uma atividade protetora da mucosa gástrica. A casca do tronco é a principal matéria-prima usada para o desenvolvimento de produtos medicinais. Neste estudo, o objetivo foi investigar a influência da solução aquosa da casca do barbatimão no processo de formação de vasos sanguíneos na membrana corioalontoide de ovo embrionado de galinha. Foram utilizadas 30g da casca triturada em um litro de água. Este processo permitiu a obtenção da Solução Aquosa de Barbatimão - SAB em uma concentração de 30mg/mL. A atividade angiogênica da solução aquosa do barbatimão foi avaliada mediante realização de testes laboratoriais “in vivo”, utilizando como modelo experimental a membrana do ovo embrionado de galinha (MCA). Utilizou-se como controle indutor o Regederm®, o qual apresenta atividade angiogênica conhecida. Os resultados demonstraram que a SAB apresentou um percentual de vascularização na MCA de (50.4%) não tendo diferença (p>0,05) aos valores detectados no controle indutor (52,9%). Com os resultados obtidos, percebe-se que o barbatimão apresenta atividade angiogênica no modelo experimental utilizado.

Palavras-chave : Angiogênese; barbatimão; membrana; ovo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )