SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Avaliação da atividade angiogênica da solução aquosa do barbatimão (Stryphnodendron adstringens)Toxicidade subaguda do extrato etanólico das folhas de Myracrodruon urundeuva sobre o ciclo estral de ratas Wistar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Plantas Medicinais

versão impressa ISSN 1516-0572versão On-line ISSN 1983-084X

Resumo

MOBIN, M. et al. Análise MDGC-MS de óleos essenciais de Protium heptaphyllum (Aubl.) e sua atividade antifúngica contra espécies de Candida. Rev. bras. plantas med. [online]. 2016, vol.18, n.2, pp.531-538. ISSN 1516-0572.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-084X/15_110.

Protium heptaphyllum é encontrada na região amazônica, em vários estados do Brasil e países da América do Sul. Conhecida como almecega produz uma resina oleosa usada na medicina popular como analgésica, antiinflamatória, cicatrizante e expectorante, é rica em triterpenos pentaciclicos e óleo essencial. O objetivo principal do presente trabalho foi analisar a composição química do óleo essencial da resina P. heptaphyllum (OEPh) em diferentes tempo de extração e avaliarsuaatividade antifúngica contra espécies de Candida, isoladas de horticultores com onicomicoses, por método de disco-difusão. O OEPh foi obtido por hidrodestilação, analisado por Cromatografia Gasosa Multidimensinal Acoplada a Espectrometria de Massas (MDGC/MS). As espécies de Candida foram obtidas de lesões nas unhas de horticultores de uma horta comunitária na cidade de Teresina, Piauí, Brasil. Testou-se a atividade antifúngica do OEPhnas concentrações de 1000 μg/L, 500 μg/L e 250 μg/L, protocolo M44-A2 (CLSI 2009). Os principais constituintes identificados foram l- limoneno, α-terpineol, p-cineol, o-cimeno e α-felandreno, entretanto, sua composição varia significativamente em decorrência do tempo de extração. Todas as espécies, exceto a C. rugosa, foram inibidas com halo ( Χ ≥ 14 mm) na concentração de 1000 μg/L. C. krusei é naturalmente resistente ao fármaco fluconazol, mas quando testado com OEPh,a espécie clínico (caso 9) demonstrou sensibilidade nas três diluições (halo Χ ≤ 10 ≥ 14) e a cepa padrão foi inibida na concentração de 1000 μg/L (halo Χ 14mm). Fato semelhante também ocorreu com a cepa padrão de C. parapsilosis (halo Χ ≥ 11mm). O OEPh possui atividade antifúngica considerável, merecendo uma investigação mais aprofundada para aplicações clínicas alternativas, uma vez que esta espécie é amplamente distribuída em nossa comunidade, apresenta bom rendimento e, ainda, aplicações terapêuticas importantes.

Palavras-chave : Protium heptaphyllum; Análise Química; Candida; Susceptibilidade; Onicomicoses.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )