SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Os primeiros tempos da psicanálise no Brasil e as teses pansexualistas na educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica

versão impressa ISSN 1516-1498versão On-line ISSN 1809-4414

Resumo

D'AGORD, Marta. O inconsciente na sala de aula. Ágora (Rio J.) [online]. 2002, vol.5, n.1, pp.155-174. ISSN 1809-4414.  https://doi.org/10.1590/S1516-14982002000100011.

Este artigo apresenta alguns achados de uma investigação sobre as formações do inconsciente em situações de aprendizagem, cujos sujeitos são dois grupos de escolares com 11 anos de idade. As formações do inconsciente que se manifestaram nessas situações de aprendizagem analisadas são os chistes e o que denominamos devaneios em alteridade. O trabalho mostra a contribuição da teoria psicanalítica para o entendimento dos processos de pensamento. O artigo discute a separação entre afetos e cognição e sugere que os campos conceituais diferenciados aos quais pertencem o sujeito cognitivo e o sujeito do inconsciente não se opõem mas, em suas diferenças, enriquecem a compreensão dos processos de pensamento.

Palavras-chave : Psicanálise; formações do inconsciente; chistes; devaneios em alteridade; sujeito do inconsciente; sujeito epistêmico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons