SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Para que serve o nome que carrego, quando minhas culturas se desmancham?Indicações sobre a estrutura da ação específica freudiana: efeitos para o sujeito da psicanálise author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica

Print version ISSN 1516-1498

Abstract

ABEL, Marcos Chedid. Verdade e fantasia em Freud. Ágora (Rio J.) [online]. 2011, vol.14, n.1, pp. 47-60. ISSN 1516-1498.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-14982011000100004.

Trata-se de abordar as relações entre verdade e fantasia no pensamento de Sigmund Freud e suas implicações no trabalho psicanalítico. Apresenta-se a aproximação progressiva que se opera entre verdade e fantasia em suas elaborações teóricas. Demonstra-se que a fantasia, a princípio considerada apenas como obstáculo à verdade, passa a integrar a verdade buscada no tratamento. Argumenta-se que a verdade histórica na psicanálise é composta pela verdade material e a fantasia de desejo. Conclui-se que Freud, em sua prática, passa a visar, sobretudo, à reconstrução ou à construção com o analisante de sua verdade histórica, mais como poeta do que propriamente a descobrir a verdade material, como arqueólogo.

Keywords : Freud; psicanálise; verdade histórica; verdade material; fantasia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese