SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Como abordar os efeitos de um tratamento ofertado em um serviço de psicanálise no âmbito público author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica

Print version ISSN 1516-1498

Abstract

VIEIRA, Marcelo Georgetti  and  FURLAN, Reinaldo. Algumas considerações sobre psicopatologia na filosofia de Merleau-Ponty. Ágora (Rio J.) [online]. 2011, vol.14, n.1, pp. 129-141. ISSN 1516-1498.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-14982011000100009.

O objetivo é destacar considerações de Merleau-Ponty sobre psicopatologias que revelam a experiência do corpo próprio como uma dimensão primordial de sentido. Valendo-se da psicanálise freudiana, que teria ao mesmo tempo elevado à ordem do sentido percebido o que, de acordo com a tradição, era considerado de ordem fisiológica (a sexualidade), e encarnado o que, também de acordo com a mesma forma de pensamento, era considerado de ordem espiritual (o pensamento), Merleau-Ponty elabora uma concepção concreta de existência, que evita a dicotomia cartesiana entre corpo e alma, ou entre orgânico e psíquico.

Keywords : Merleau-Ponty; fenomenologia; psicopatologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguesepdf in Portuguese