SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Medicina, Freud e obesidade: diálogos multidisciplinares sob a perspectiva de Foucault índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica

versão impressa ISSN 1516-1498

Resumo

WINOGRAD, Monah  e  TEIXEIRA, Leônia Cavalcanti. Afeto e adoecimento do corpo: considerações psicanalíticas. Ágora (Rio J.) [online]. 2011, vol.14, n.2, pp. 165-182. ISSN 1516-1498.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-14982011000200001.

Tema de interesse para a clínica, a investigação das psicopatologias somáticas exige reelaborações metapsicológicas que contemplem os lugares do corpo e do afeto. Com a ênfase da psicanálise no recalque, a problemática do afeto teria ficado em segundo plano, causando uma lacuna comprometedora dos rumos dos atos clínicos. Resgatar as elaborações freudianas sobre o afeto, especialmente sua supressão, pode abrir espaço para a escuta da dor dos corpos enfermos. Neste ensaio, investigamos inicialmente a metapsicologia freudiana do afeto para, em seguida, propor elaborações a respeito dos destinos do corpo nas formações psicossomáticas.

Palavras-chave : Corpo; afeto; psicanálise; sofrimento psíquico; psicossomática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português