SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2A estrutura em psicanálise: uma enunciação desde FreudO patinho feio no imaginário parental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica

versão impressa ISSN 1516-1498

Resumo

JANUARIO, Lívia Milhomem  e  TAFURI, Maria Izabel. A relação transferencial para além da interpretação: reflexões a partir da teoria de Winnicott. Ágora (Rio J.) [online]. 2011, vol.14, n.2, pp. 259-274. ISSN 1516-1498.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-14982011000200007.

Este artigo reflete sobre a importância de pensar a relação transferencial na clínica psicanalítica para além da interpretação. Para isso, utiliza-se a concepção de Winnicott como referencial teórico, sendo ressaltadas a noção de holding, a regressão à dependência e a questão do uso de objetos e sua influência sobre a técnica da interpretação. Winnicott revela que na clínica com alguns pacientes, em especial os autistas e psicóticos, o objetivo da análise, antes de fornecer interpretações, é proporcionar um ambiente suficientemente bom a partir do qual o sujeito pode retomar o processo de constituição de si mesmo e da externalidade do mundo.

Palavras-chave : transferência; interpretação; holding; Winnicott.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português