SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2A relação transferencial para além da interpretação: reflexões a partir da teoria de WinnicottO lugar do saber na psicanálise e na universidade e seus efeitos na experiência do estágio nas clínicas-escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica

versão impressa ISSN 1516-1498

Resumo

LIPP, Laura Kolberg; MELLO, Ana Beatriz Guerra  e  RIBEIRO, Marianne M. Stolzmann Mendes. O patinho feio no imaginário parental. Ágora (Rio J.) [online]. 2011, vol.14, n.2, pp. 275-291. ISSN 1516-1498.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-14982011000200008.

O presente artigo propõe-se a discutir o tema da adoção, partindo de um caso clínico atendido através da Psicoterapia Breve Dinâmica no Centro Integrado de Psicologia - Feevale. Frente ao caso trabalhado, objetiva-se compreender o lugar que a criança adotada é convocada a ocupar no contexto familiar. O estudo aponta para diversas respostas à questão, que dizem respeito à adoção enquanto construção de um imaginário parental e as possíveis implicações no sujeito adotado quando a mesma não é revelada.

Palavras-chave : Adoção; segredo; imaginário; psicanálise; psicoterapia breve.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português