Acessibilidade / Reportar erro

Trauma e pulsão de morte em Ferenczi* * Este artigo faz parte da pesquisa produzida pelas autoras no âmbito do projeto Prodoc/Capes (2010-2014), com o apoio institucional do Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Parte das ideias aqui desenvolvidas também são fruto da tese de doutorado de Fernanda Pacheco-Ferreira, sob orientação de Octavio Souza, defendida na PUC-Rio, em 2008.

Trauma and death drive in Ferenczi

RESUMO:

Pretende-se buscar na obra de Ferenczi (textos e notas publicadas em seu Diário) os indícios de seu distanciamento das orientações de Freud em relação à pulsão de morte. Com isso esperamos mostrar que com Ferenczi se inaugura uma clínica centrada nas relações precoces do Eu com seus objetos primários, abrindo caminho para repensar o papel do objeto na constituição psíquica. Para tanto, abordaremos seu conceito de introjeção, bem como suas reflexões acerca do trauma desestruturante.

Palavras-chave:
Trauma; pulsão de morte; introjeção; Ferenczi

Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Instituto de Psicologia UFRJ, Campus Praia Vermelha, Av. Pasteur, 250 - Pavilhão Nilton Campos - Urca, 22290-240 Rio de Janeiro RJ - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistaagoraufrj@gmail.com