Acessibilidade / Reportar erro

Os porquês da criança na psicologia genética de Piaget e na psicanálise e a dificuldade de aprendizagem* * O presente artigo é uma versão ampliada do trabalho com o mesmo nome apresentado pela autora no X Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Pós-Graduação em Educação na Região Sudeste em suas Múltiplas Dimensões (Anpedinha), na Universidade Federal do Rio de Janeiro, ocorrido no período de 10 a 13 de julho de 2011. Constitui-se também como uma parte da Dissertação de Mestrado em Educação defendida no mesmo ano. Agradeço especialmente à Ana Maria Moraes Fontes, pela orientação no Mestrado em Educação da UFJF, referido acima, e também aos sinais recebidos quando da apresentação no citado Congresso, os quais permitiram depurar essa escrita e muito contribuíram para a presente versão ampliada.

The whys of the children in Piaget's genetic psychology and psychoanalysis and learning difficulty

RESUMO:

Aborda-se a dimensão do enigma na dificuldade de aprendizagem e, por conseguinte, a importância dos porquês intermináveis da criança em uma determinada fase. Para isso, trabalha com a interlocução entre o argumento de Piaget e a abordagem psicanalítica acerca dos referidos porquês infantis. Argumenta-se que embora a aprendizagem se sustente na suposição do saber do Outro, em muitos quadros, podemos verificar padecimentos nas aprendizagens devido à ausência da sustentação do enigma introduzido pelo saber inconsistente do Outro, cuja matriz são as investigações infantis com todos os seus porquês.

Palavras-chave:
Porquês infantis; dificuldade de aprendizagem; Piaget; Freud; Lacan

Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Instituto de Psicologia UFRJ, Campus Praia Vermelha, Av. Pasteur, 250 - Pavilhão Nilton Campos - Urca, 22290-240 Rio de Janeiro RJ - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistaagoraufrj@gmail.com