Acessibilidade / Reportar erro

O desejo e a aprendizagem da leitura e da escrita

Resumo:

O desejo e a aprendizagem do ato de ler e escrever são analisados neste texto a partir da logica psicanalítica, fundada por Freud e atualizada por Lacan. A escola e a família demandam uma mudança de posição da criança para uma nova perspectiva de existência como sujeito da aprendizagem. A torção necessária para esta mudança é tratada nos Seminários de Jacques Lacan e permite refletir sobre a questão da criança escolar que é desafiada a romper com o imaginário e lançar-se à existência simbólica no mundo da linguagem falada e escrita.

Palavras-chave:
psicanálise; desejo; aprendizagem; leitura; escrita.

Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Instituto de Psicologia UFRJ, Campus Praia Vermelha, Av. Pasteur, 250 - Pavilhão Nilton Campos - Urca, 22290-240 Rio de Janeiro RJ - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistaagoraufrj@gmail.com