SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3A menina desmemoriada e o corpo despedaçadoAs origens médico-psiquiátricas do conceito psicanalítico de narcisismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica

versão On-line ISSN 1809-4414

Resumo

STENZEL, Gabriela Quadros de Lima  e  LISBOA, Carolina Saraiva de Macedo. Aprisionamento psíquico sob uma perspectiva psicanalítica: estudo de caso de um agressor conjugal. Ágora (Rio J.) [online]. 2017, vol.20, n.3, pp.625-633. ISSN 1809-4414.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-44142017003003.

As interligações existentes entre trauma, narcisismo e pulsão de morte são abordadas neste estudo por meio da análise do caso clínico de um homem que cometeu violência doméstica contra a sua parceira íntima. Explora-se a influência da história de vida no relacionamento conjugal e no ato violento cometido por este homem, assim como características de personalidade do mesmo. Identificou-se a presença do desamparo e da violência em sua história de vida, produzindo marcas em sua constituição psíquica que influenciaram em seu relacionamento amoroso. Propõe-se a expressão aprisionamento psíquico como forma de compreensão do ato violento cometido.

Palavras-chave : violência contra a mulher; agressor conjugal; trauma; narcisismo; pulsão de morte..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )