SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Aprisionamento psíquico sob uma perspectiva psicanalítica: estudo de caso de um agressor conjugalA interface mente-corpo em Sándor Ferenczi: perspectiva histórica dos primórdios da Psicossomática Psicanalítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica

versão On-line ISSN 1809-4414

Resumo

PADOVAN, Caio. As origens médico-psiquiátricas do conceito psicanalítico de narcisismo. Ágora (Rio J.) [online]. 2017, vol.20, n.3, pp.634-644. ISSN 1809-4414.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-44142017003004.

Neste artigo, nosso objetivo será o de apresentar alguns elementos relativos à história da apropriação do mito de Narciso pela tradição médico-psiquiátrica, buscando assim traçar as origens do conceito psicanalítico de narcisismo. Desde um ponto de vista psicopatológico, o fenômeno narcísico, definido incialmente como uma forma particular de fetiche, começou a ser considerado um problema médico a partir do final século XIX. A apropriação psicanalítica desta noção se daria em 1905, com Freud, a partir da introdução do conceito de autoerotismo, sendo a primeira definição propriamente psicanalítica de narcisismo sugerida pelo psicanalista vienense Isidor Sadger, em 1908.

Palavras-chave : narcisismo; autoerotismo; história da Psiquiatria; história da Psicanálise..

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )