SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3As origens médico-psiquiátricas do conceito psicanalítico de narcisismoAgatlhy Jung e Hilda Abraham: primeiras experiências de psicanálise com crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica

versão On-line ISSN 1809-4414

Resumo

CASADORE, Marcos Mariani  e  PERES, Rodrigo Sanches. A interface mente-corpo em Sándor Ferenczi: perspectiva histórica dos primórdios da Psicossomática Psicanalítica. Ágora (Rio J.) [online]. 2017, vol.20, n.3, pp.656-665. ISSN 1809-4414.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-44142017003005.

Este estudo teve como objetivo principal apresentar as concepções de Sándor Ferenczi (1873-1933) sobre a interface mente-corpo, destacando, sobretudo, dois conceitos fundamentais propostos pelo autor, a saber: patoneurose e neurose de órgão. Salientamos que o autor, fundamentando-se em Freud, recorre ao modelo teórico da histeria ao aludir às patoneuroses, mas alinha seu posicionamento às formulações acerca das neuroses atuais, ao descrever as neuroses de órgão. Dessa forma, sustentamos que as contribuições de Ferenczi forneceram subsídios de grande relevância para os progressos posteriores no campo da Psicossomática Psicanalítica, ainda que tal fato muitas vezes não seja devidamente reconhecido.

Palavras-chave : Psicossomática Psicanalítica; Sándor Ferenczi; História da Psicanálise..

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )