SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Lacan com Marx em Wall Street, um dia antes do fim: uma análise de Margin Call a partir do encontro da teoria dos discursos lacaniana e da crítica da economia política marxianaGustav Mahler: entre a genialidade e a obsessão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica

versão On-line ISSN 1809-4414

Resumo

BERNATEAU, Isée. As cores do ódio: imagens do ódio racial em Absalão, Absalão! de Faulkner. Ágora (Rio J.) [online]. 2017, vol.20, n.3, pp.706-713. ISSN 1809-4414.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-44142017003009.

A partir do romance Absalão, Absalão!, de Faulkner, pretendemos estudar as diferentes imagens do ódio racial presentes nessa obra. Esta forma específica de ódio pretende diferenciar brancos e negros, o mais precisamente possível, para que assim se evite qualquer risco de amálgama e de confusão, vivenciadas como essencialmente incestuosas. Este ódio é mosaico e narcisista, e visa preservar o ego ao mesmo tempo em que o projeta para fora e destrói todo inimigo interno que possa vir a comprometer sua supremacia. Mas este ódio destina-se sobremodo a esconder o amor da mãe-terra, tão profundo quão secreto.

Palavras-chave : ódio racial; escravidão; incesto; amor materno..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )