SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Freud e seus leitoresNa exclusão social, palavras que alimentam e incluem o sujeito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica

versão On-line ISSN 1809-4414

Resumo

PALOMBINI, Analice de Lima  e  ROCHA, Lorenna Pinheiro. A clínica do Acompanhamento Terapêutico como pesquisa psicanalítica: uma escrita compartilhada entre vários. Ágora (Rio J.) [online]. 2017, vol.20, n.3, pp.732-742. ISSN 1809-4414.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-44142017003012.

O presente trabalho aborda a temática do método clínico na pesquisa em psicanálise, a partir da experiência de atendimento de um adolescente desde a perspectiva do Acompanhamento Terapêutico (AT). Tomando a pesquisa em psicanálise como uma produção marcada pela indissociabilidade entre saber teórico e prática clínica, discutiremos o método da construção do caso clínico, entendida como uma ficção produzida pelo encontro que a clínica promove. Apresentaremos, nesse contexto, a experimentação de uma “escrita compartilhada” com o adolescente acompanhado, abrindo a possibilidade de que ele escreva, reescreva e ressignifique a sua própria história, produzindo, assim, novos sentidos para si.

Palavras-chave : método clínico; pesquisa em psicanálise; Acompanhamento Terapêutico; adolescência..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )