SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3A clínica do Acompanhamento Terapêutico como pesquisa psicanalítica: uma escrita compartilhada entre vários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica

versão On-line ISSN 1809-4414

Resumo

BARROS, Paula Cristina MONTEIRO DE; FREJ, Nanette Zmeri  e  VILAR DE MELO, Maria de Fátima. Na exclusão social, palavras que alimentam e incluem o sujeito. Ágora (Rio J.) [online]. 2017, vol.20, n.3, pp.743-752. ISSN 1809-4414.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-44142017003013.

Os “meninos de rua” buscam no espaço público uma “saída” para a violência, o abandono, as rupturas, a complexa situação de vulnerabilidade social. Em meio ao sofrimento psíquico, ao dilaceramento, ao imperativo de sobrevivência, destacamos o apelo e a procura do sujeito por um lugar de endereçamento. Partimos de uma experiência com crianças e adolescentes em situação de rua (Olinda/PE - Brasil) e, baseando-nos no aporte teórico da psicanálise freud-lacaniana, indagamos acerca da demanda endereçada à instituição que, ao alimentá-los com palavras, cumpre o papel do Outro - tesouro de significantes -, dá-lhes consistência simbólica, fazendo um furo no Real da rua.

Palavras-chave : meninos de rua; endereçamento; palavra; instituição; Psicanálise..

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )