Acessibilidade / Reportar erro

A FACE TRANSGRESSORA DA PIADA E DO HUMOR NA VIDA E NA OBRA DE FREUD1 1 Este artigo é fruto da dissertação de mestrado A face transgressora da piada: embates entre o riso e a censura, realizada com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

The transgressive face of joke and humor in the life and work of Freud

Resumo:

Considerar que o pai da psicanálise também possuía um lado jocoso e bem humorado, a princípio, pode causar certo estranhamento. No entanto, ao longo da obra freudiana, bem como em diversos episódios de sua vida pessoal, nos deparamos com momentos e situações inusitadas, nas quais Freud nos dá mostras de seu espirituoso senso de humor e apreço pelas piadas, valorizando-as por sua face transgressora. O presente artigo se propõe a demonstrar como a herança cultural de Freud contribuiu para seu interesse, que, de início, se tratava apenas de mero fascínio pessoal, tornando-se posteriormente tema de investigação psicanalítica.

Palavras-chave:
Freud; piada; humor; herança cultural; transgressão

Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Instituto de Psicologia UFRJ, Campus Praia Vermelha, Av. Pasteur, 250 - Pavilhão Nilton Campos - Urca, 22290-240 Rio de Janeiro RJ - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistaagoraufrj@gmail.com