Acessibilidade / Reportar erro

A FAMÍLIA E A DESTITUIÇÃO DO PODER FAMILIAR: UM ESTUDO PSICANALÍTICO1 1 Este artigo é resultado da dissertação de mestrado intitulada A família e a destituição do poder familiar - um estudo psicanalítico, da autora Suziani de Cássia Almeida Lemos, sob a orientação de Anamaria Silva Neves, no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia, defendida em dez/2015.

Family and impeachment of family power: a psychoanalytic study.

RESUMO:

Este estudo busca analisar, a partir do método psicanalítico, a família em processo de destituição, evidenciando aspectos de sua dinâmica de funcionamento psíquico e os impasses da relação família-judiciário. As estratégias de pesquisa foram o caso clínico e a pesquisa documental. As análises se processaram a partir da escuta nos atendimentos clínicos e da leitura-escuta direcionada aos processos no judiciário. Um padrão de funcionamento psíquico familiar com características de cisão e afastamento é evidenciado no caso. O estudo convoca a pensar dispositivos que ultrapassem a aplicação normativa de regulamentos e que considerem o sujeito e a família em sua singularidade.

Palavras-chave:
psicanálise; família; destituição do poder familiar

Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Instituto de Psicologia UFRJ, Campus Praia Vermelha, Av. Pasteur, 250 - Pavilhão Nilton Campos - Urca, 22290-240 Rio de Janeiro RJ - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistaagoraufrj@gmail.com