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Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica
versão impressa ISSN 1516-1498versão On-line ISSN 1809-4414
Resumo
MOREIRA, Jacqueline de Oliveira et al. DA ASSOCIAÇÃO LIVRE AO DIREITO AO SILÊNCIO: DESAFIOS DA PSICANÁLISE NA ESCUTA DE ADOLESCENTES NAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS. Ágora (Rio J.) [online]. 2019, vol.22, n.2, pp.237-245. Epub 27-Maio-2019. ISSN 1809-4414. http://dx.doi.org/10.1590/1809-44142019002011.
O presente artigo tem o objetivo de refletir sobre as possibilidades de intervenção junto aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Discutiremos o lugar do analista nas medidas socioeducativas, explorando o tensionamento entre o direito de permanecer calado e a questão da associação livre. A partir da literatura científica, buscou-se refletir sobre as possibilidades e desafios da intervenção no campo das medidas socioeducativas tendo a psicanálise como diretriz metodológica, de modo a propor que a escuta e a intervenção analíticas funcionem como orientadores nos atendimentos aos jovens que cumprem medida.
Palavras-chave : adolescência; ato infracional; medida socioeducativa; Psicanálise.