SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2TOTEM E TABU: NOTAS SOBRE PARRICÍDIO E FICÇÃOESQUIZOFRENIA E DISCURSO: O DITO ESQUIZOFRÊNICO SEM A AJUDA DE NENHUM DISCURSO ESTABELECIDO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica

versão impressa ISSN 1516-1498versão On-line ISSN 1809-4414

Resumo

MOREIRA, Jacqueline de Oliveira et al. DA ASSOCIAÇÃO LIVRE AO DIREITO AO SILÊNCIO: DESAFIOS DA PSICANÁLISE NA ESCUTA DE ADOLESCENTES NAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS. Ágora (Rio J.) [online]. 2019, vol.22, n.2, pp.237-245.  Epub 27-Maio-2019. ISSN 1809-4414.  https://doi.org/10.1590/1809-44142019002011.

O presente artigo tem o objetivo de refletir sobre as possibilidades de intervenção junto aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Discutiremos o lugar do analista nas medidas socioeducativas, explorando o tensionamento entre o direito de permanecer calado e a questão da associação livre. A partir da literatura científica, buscou-se refletir sobre as possibilidades e desafios da intervenção no campo das medidas socioeducativas tendo a psicanálise como diretriz metodológica, de modo a propor que a escuta e a intervenção analíticas funcionem como orientadores nos atendimentos aos jovens que cumprem medida.

Palavras-chave : adolescência; ato infracional; medida socioeducativa; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )