SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Voice quality and vowel formants of adult subjects from João Pessoa cityVertigo complaint and blood hypertension author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista CEFAC

On-line version ISSN 1982-0216

Abstract

GATTO, Cladi Inês  and  TOCHETTO, Tania Maria. Deficiência auditiva infantil: implicações e soluções. Rev. CEFAC [online]. 2007, vol.9, n.1, pp. 110-115. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462007000100014.

OBJETIVO: promover uma abordagem teórica dos aspectos relevantes a respeito da audição na infância e da detecção precoce da deficiência auditiva infantil. MÉTODOS: foi realizada pesquisa bibliográfica sobre a importância da audição no desenvolvimento infantil, o histórico da detecção precoce da deficiência auditiva infantil e a metodologia usual nos programas de triagem auditiva neonatal. O período de análise foi a partir de 1980 e os descritores utilizados foram deafness, hearing loss, hearing impairment and children. RESULTADOS: a audição é o elemento fundamental para a aquisição e desenvolvimento da linguagem. Muitos são os indicadores de risco que podem afetar a audição nos períodos pré e peri natal. Sendo a detecção precoce um fator determinante para o prognóstico de reabilitação, é de extrema importância a sua efetivação. Existem diferentes metodologias para a detecção da deficiência auditiva, porém os programas de triagem auditiva neonatal que utilizam emissões otoacústicas vêm demonstrando grande aceitação pela sua eficácia e praticidade. CONCLUSÃO: existem graves implicações da deficiência auditiva para o desenvolvimento infantil. A implementação dos programas de triagem auditiva neonatal pode garantir a detecção precoce, o diagnóstico e a reabilitação a tempo de minimizar os efeitos da deficiência auditiva sobre o indivíduo.

Keywords : Audição; Perda Auditiva; Triagem Neonatal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese