SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3Evaluation of nasal aeration before and after the accomplishment of massage and nasal cleannessSpeech therapy and stroboscopy evaluation in cyst differential diagnosis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista CEFAC

On-line version ISSN 1982-0216

Abstract

PEREIRA, Priscila Fabiana Agostinho  and  PENTEADO, Regina Zanella. Desenhos e depoimentos: recursos para investigação da percepção e do conhecimento vocal. Rev. CEFAC [online]. 2007, vol.9, n.3, pp. 383-396. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462007000300012.

OBJETIVO: caracterizar, em desenhos e depoimentos sobre a voz, os aspectos de percepção e de conhecimento vocal em participantes de grupos de vivências de voz. MÉTODOS: análise documental de relatórios finais de quatro grupos de Vivência de Voz realizados nas disciplinas Estágio em Fonoaudiologia Comunitária I e II de um Curso de Fonoaudiologia para análise de conteúdo dos desenhos e depoimentos escritos de 53 sujeitos. RESULTADOS: as categorias identificadas pela análise dos desenhos e dos depoimentos foram: imagem vocal ou valoração atribuída à voz com freqüência da imagem/valoração positiva nos desenhos e negativa nos depoimentos. Quanto aos atributos vocais, houve freqüência do atributo auditivo-proprioceptivo, com menor ocorrência dos atributos sócio-cultural, psico-emocional e profissional. Os parâmetros vocais com maior ocorrência foram os de loudness, pitch, articulação e qualidade vocal. CONCLUSÃO: desenhos e depoimentos escritos sobre a voz se mostram como recursos que podem possibilitar a expressão da percepção e conhecimento dos sujeitos acerca da sua voz e necessitam ser melhor explorados nas ações educativas fonoaudiológicas que prezam pela troca de saberes, diálogo e participação ativa dos sujeitos, coerentes com a perspectiva da promoção da saúde.

Keywords : Voz; Promoção da Saúde; Educação em Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese