Acessibilidade / Reportar erro

Dificuldade de aprendizagem: principais abordagens terapêuticas discutidas em artigos publicados nas principais revistas indexadas no LILACS de fonoaudiologia no período de 2001 a 2005

Learning difficulties: main therapeutic approaches in articles published in the main speech therapy journals from 2001 to 2005 - indexed on Lilacs

OBJETIVO: verificar artigos referentes às dificuldades de aprendizagem, tendo como objetivos específicos classificar o tipo de artigo, além de analisar a abordagem e a nomenclatura utilizada para identificação dos problemas de aprendizagem, pelos autores dos mesmos, nas revistas de 2001 a 2005 com indexação no LILACS. MÉTODOS: foram selecionados artigos com base nas seguintes palavras chaves: dificuldade de aprendizagem, distúrbio de aprendizagem, dificuldade de leitura e/ou escrita, dislexia, disortografia e disgrafia. RESULTADOS: o tipo de artigo mais publicado foi artigo original, seguido de estudo de caso. A principal nomenclatura utilizada pelos autores foram distúrbios ou dificuldades de aprendizagem, e a abordagem mais citada foi aquela que contempla a consciência fonológica. Verificou-se 207 artigos em linguagem, sendo 22 referentes ao tema desse trabalho. CONCLUSÃO: existe uma escassez de publicação de trabalhos na área de linguagem, principalmente ao tema relacionado à dificuldade de aprendizagem que talvez seja explicado pela falta de consenso entre os autores, levando tanto a uma dificuldade diagnóstica como terapêutica.

Transtornos de Aprendizagem; Linguagem; Leitura; Escrita Manual; Dislexia


ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br