SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Aspectos fonoaudiológicos na síndrome de Crouzon: estudo de casoCaracterização dos erros ortográficos em crianças com transtornos de aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista CEFAC

versão On-line ISSN 1982-0216

Resumo

CERON, Marizete Ilha  e  KESKE-SOARES, Márcia. Terapia fonológica: a generalização dentro de uma classe de sons e para outras classes de sons. Rev. CEFAC [online]. 2008, vol.10, n.3, pp. 311-320. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462008000300006.

OBJETIVO: comparar a generalização dentro de uma classe e para outras classes de sons no tratamento de sujeitos com diferentes gravidades do desvio fonológico submetidos aos Modelos de Ciclos Modificado, ABAB-Retirada e Provas Múltiplas e Oposições Máximas Modificado. MÉTODOS: 21 crianças com desvio fonológico, 11 do sexo masculino e 10 do feminino, com média de idade de 5:7 anos tiveram seus dados de fala foram analisados por meio da avaliação fonológica. Após a realização da análise contrastiva, foi calculado o Percentual de Consoantes Correta (Shriberg e Kwiatkowski, 1982) e os sujeitos foram classificados em diferentes gravidades do desvio fonológico: grave, moderado-grave, leve-moderado, leve. Seis sujeitos foram submetidos ao Modelo de Ciclos Modificado, oito ao ABAB-Retirada e Provas Múltiplas, e sete ao de Oposições Máximas Modificado. Fez-se uma comparação da generalização dentro de uma classe e para outras classes de sons entre os três modelos em cada grau de gravidade do desvio fonológico. RESULTADOS: a generalização dentro de uma classe de sons ocorreu em todos os modelos pesquisados. O Modelo ABAB-Retirada e Provas Múltiplas foi efetivo para todos os graus de gravidade e o de Oposições Máximas Modificado foi mais efetivo nos graus grave e moderado-grave. Em relação à generalização para outras classes de sons os sujeitos submetidos ao Modelo ABAB-Retirada e Provas Múltiplas foram os que apresentaram um maior número de produções corretas nas diferentes gravidades do desvio fonológico. CONCLUSÃO: todos os sujeitos apresentaram evoluções quanto às generalizações pesquisadas nos três modelos.

Palavras-chave : Fonoterapia; Generalização; Fala; Distúrbios da Fala.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português