SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue3Characterizing spelling mistakes found in children with learning problemsLingual frenulum: classification and conduct according to speech language pathologist, odontologist and otorhinolaryngologist perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista CEFAC

Print version ISSN 1516-1846On-line version ISSN 1982-0216

Abstract

BARROS, Tristana Nascimento  and  GOMES, Erissandra. O perfil dos professores leitores das séries iniciais e a prática de leitura em sala de aula. Rev. CEFAC [online]. 2008, vol.10, n.3, pp.332-342. ISSN 1982-0216.  https://doi.org/10.1590/S1516-18462008000300008.

OBJETIVO: investigar os hábitos e o comportamento dos professores de 1ª a 4ª série do ensino fundamental perante a leitura e a prática de leitura em sala de aula. MÉTODOS: estudo observacional, transversal, com a participação de 30 professores de 1ª a 4ª séries, do ensino fundamental, de escolas públicas. Através de um questionário com 15 questões do tipo aberta e fechada, foram colhidas informações sobre os hábitos e atitudes dos professores frente ao aprendizado da leitura. RESULTADOS: dos 30 professores estudados, houve diferença estatisticamente significativa entre os comportamentos (p<0,001), sendo que o comportamento pouco favorável foi o mais prevalente entre os professores. CONCLUSÃO: a grande maioria dos professores não desenvolveu uma relação afetiva com a leitura na infância e não tem o hábito de leitura, tão necessário para formar pequenos leitores em bons-leitores.

Keywords : Comunicação; Aprendizagem; Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License