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Revista CEFAC

Print version ISSN 1516-1846On-line version ISSN 1982-0216

Abstract

BRAMATTI, Luciana; MORATA, Thaís Catalani  and  MARQUES, Jair Mendes. Ações educativas com enfoque positivo em programa de conservação auditiva e sua avaliação. Rev. CEFAC [online]. 2008, vol.10, n.3, pp.398-408. ISSN 1982-0216.  https://doi.org/10.1590/S1516-18462008000300016.

OBJETIVO: avaliar o conhecimento adquirido pelos trabalhadores de uma empresa frigorífica após uma ação educativa sobre proteção auditiva. MÉTODOS: foram comparadas as atitudes, intenções e comportamentos de proteção da audição adotados por 61 trabalhadores pré e pós-treinamento, avaliando a efetividade das mensagens através do uso de estímulos positivos. Foram utilizados os questionários "Crenças e Atitudes sobre Proteção Auditiva e Perda Auditiva", os quais foram aplicados antes e após a intervenção na forma de treinamento coletivo. RESULTADOS: os escores dos questionários sobre a percepção de suscetibilidade de adquirir uma perda auditiva e a percepção de obstáculos para uma ação preventiva se mostraram associados às variáveis sexo e tempo de empresa; a percepção de severidade das conseqüências de uma perda auditiva associada ao nível de ruído; normas sociais associada ao tempo de empresa, e a auto-eficácia associada ao resultado da audiometria. CONCLUSÃO: o treinamento com enfoque positivo ocasionou mudanças significativas na percepção de benefícios e de obstáculos de uma ação preventiva em comparação ao grupo de trabalhadores que não recebeu treinamento. Esse estudo possibilitará uma intervenção cujo foco será nas áreas consideradas mais deficitárias com a elaboração de propostas e materiais mais específicos e eficazes para os treinamentos que fazem parte do Programa de Conservação Auditiva. O uso de um questionário sobre as crenças e atitudes como o selecionado permite a identificação de temas que necessitam de clarificação em ações educativas.

Keywords : Audição; Dispositivos de Proteção das Orelhas; Saúde do Trabalhador; Ruído.

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