OBJETIVO: traçar o perfil comunicativo (habilidades comunicativas e interacionais, compreensão verbal e aspectos do desenvolvimento cognitivo) de crianças entre 1 e 3 anos com desenvolvimento normal da linguagem, correlacionando com as variáveis faixa etária e gênero. MÉTODOS: participaram do estudo 24 crianças (12 meninos e 12 meninas), divididas em dois grupos: Grupo 1 (G1) - crianças de 1 e 2 anos e Grupo 2 (G2) - crianças de 2 e 3 anos. O instrumento de avaliação utilizado foi o Protocolo de Observação Comportamental (PROC) (Zorzi e Hage, 2004). RESULTADOS: na análise dos dados quantitativos houve diferença estatisticamente significante quando comparados os grupos por faixa etária (P<0,05). Na comparação dos dados qualitativos pela faixa etária as crianças do G2 foram superiores (P<0,05), exceto no item compreensão da linguagem oral que se mostrou equivalente nos grupos (P=0,217). Em relação ao gênero não houve diferença estatisticamente significante, entretanto observa-se uma superioridade do feminino. CONCLUSÃO: o teste utilizado foi sensível para identificar diferenças no desempenho entre os dois grupos etários no que tange ao perfil comunicativo das crianças pesquisadas.
Desenvolvimento de Linguagem; Testes de Linguagem; Pré-Escolar