SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Phonological therapy: the generalization to other position in the wordPerformance of students with developmental dyslexia in phonological and syllabic tasks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista CEFAC

Print version ISSN 1516-1846
On-line version ISSN 1982-0216

Abstract

NUNES, Cristiane; FROTA, Silvana  and  MOUSINHO, Renata. Consciência fonológica e o processo de aprendizagem de leitura e escrita: implicações teóricas para o embasamento da prática fonoaudiológica. Rev. CEFAC [online]. 2009, vol.11, n.2, pp.207-212. ISSN 1516-1846.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462009000200005.

TEMA: consciência fonológica e o aprendizado da leitura e escrita. OBJETIVO: realizar uma revisão de literatura acerca do tema com o objetivo de retomar conceitos dispostos recentemente na literatura e oferecer ao Fonoaudiólogo a possibilidade de revisão de suas práticas para (re)formulação de estratégias terapêuticas. CONCLUSÃO: é possível observar que os estudos convergem para a importante relação no desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica com o desenvolvimento da leitura e escrita. Tal fato reforça a necessidade de revisão de nossa prática clínica e científica para a criação e difusão de estratégias preventivas e/ou de remediação envolvendo atividades lúdicas que englobam a consciência da criança na manipulação dos sons da fala. Uma importante área de pesquisa na Fonoaudiologia do Brasil deveria convergir para o estudo e criação de ferramentas facilitadoras ao Fonoaudiólogo.

Keywords : Fonoterapia; Linguagem Infantil; Desenvolvimento da Linguagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License