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Revista CEFAC

On-line version ISSN 1982-0216

Abstract

NUNES, Cristiane; FROTA, Silvana  and  MOUSINHO, Renata. Consciência fonológica e o processo de aprendizagem de leitura e escrita: implicações teóricas para o embasamento da prática fonoaudiológica. Rev. CEFAC [online]. 2009, vol.11, n.2, pp. 207-212. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462009000200005.

TEMA: consciência fonológica e o aprendizado da leitura e escrita. OBJETIVO: realizar uma revisão de literatura acerca do tema com o objetivo de retomar conceitos dispostos recentemente na literatura e oferecer ao Fonoaudiólogo a possibilidade de revisão de suas práticas para (re)formulação de estratégias terapêuticas. CONCLUSÃO: é possível observar que os estudos convergem para a importante relação no desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica com o desenvolvimento da leitura e escrita. Tal fato reforça a necessidade de revisão de nossa prática clínica e científica para a criação e difusão de estratégias preventivas e/ou de remediação envolvendo atividades lúdicas que englobam a consciência da criança na manipulação dos sons da fala. Uma importante área de pesquisa na Fonoaudiologia do Brasil deveria convergir para o estudo e criação de ferramentas facilitadoras ao Fonoaudiólogo.

Keywords : Fonoterapia; Linguagem Infantil; Desenvolvimento da Linguagem.

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