SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Introdução e desenvolvimento do uso da comunicação alternativa na Síndrome de Angelman: estudo de casoPosição habitual de língua e padrão de deglutição em indivíduo com oclusão classe III, pré e pós-cirurgia ortognática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista CEFAC

versão On-line ISSN 1982-0216

Resumo

GENARO, Katia Flores; BERRETIN-FELIX, Giédre; REHDER, Maria Inês Beltrati Cornacchioni  e  MARCHESAN, Irene Queiroz. Avaliação miofuncional orofacial: protocolo MBGR. Rev. CEFAC [online]. 2009, vol.11, n.2, pp. 237-255. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462009000200009.

OBJETIVO: apresentar um protocolo com escores na área de motricidade orofacial intitulado Protocolo MBGR. MÉTODOS: a partir de protocolos utilizados na área da motricidade orofacial foi elaborado um novo protocolo contendo escores, o qual foi aplicado em sujeitos normais e em pacientes, em cinco fases distintas durante dois anos. A aplicação do protocolo, em cada fase, foi realizada por juízes independentes. Sempre ao final de cada fase o grupo que elaborou o protocolo fez os ajustes necessários para que o mesmo pudesse ser sensível aos problemas da área da motricidade orofacial. RESULTADOS: um novo protocolo na área de motricidade orofacial com escores foi elaborado e testado durante dois anos em cinco diferentes fases possibilitando obter parâmetros numéricos. CONCLUSÃO: foi apresentado o Protocolo MBGR com escores, o qual permite ao fonoaudiólogo avaliar, diagnosticar e estabelecer prognóstico em motricidade orofacial.

Palavras-chave : Avaliação; Respiração; Mastigação; Deglutição; Fala.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português