SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Os caminhos da fonoaudiologia no Sistema Único de Saúde - SUSAchados audiológicos e linguagem em gêmeas regurgitadoras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista CEFAC

versão On-line ISSN 1982-0216

Resumo

SANTANA, Maria da Conceição Carneiro Pessoa de; BRANDAO, Kristhine Keila Calheiros Paiva; GOULART, Bárbara Niegia Garcia de  e  CHIARI, Brasília Maria. Fonoaudiologia e saúde do trabalhador: vigilância é informação para a ação!. Rev. CEFAC [online]. 2009, vol.11, n.3, pp. 522-528. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462009000300022.

TEMA: Fonoaudiologia e Saúde do Trabalhador. OBJETIVO: apresentar uma revisão de conceitos, concepções e histórico ligados à Vigilância em Saúde do Trabalhador em seu sentido amplo, abrangendo as vigilâncias epidemiológica, ambiental e sanitária, referindo a importância da utilização de tais aspectos na prática da Fonoaudiologia. CONCLUSÃO: considerando-se que a Vigilância em Saúde do Trabalhador pauta-se nos princípios do Sistema Único de Saúde, é necessário que o fonoaudiólogo incorpore as estruturas de vigilâncias à sua prática, identificando e modificando os riscos provenientes das atividades ocupacionais. Assim, a vigilância tem que ter caráter antecipatório, possibilitando o fornecimento de informações importantes para o planejamento de ações, garantindo a qualidade da assistência à saúde da população de trabalhadores.

Palavras-chave : Vigilância em Saúde do Trabalhador; Vigilância do Ambiente de Trabalho; Saúde do Trabalhador; Distúrbios da Voz; Ruído Ocupacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português