SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 suppl.1Self-evaluation of hearing in elderlyAttitudes towards hearing aids author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista CEFAC

On-line version ISSN 1982-0216

Abstract

ZANDAVALLI, Mariele Boscaini; CHRISTMANN, Letícia Selbach  and  GARCEZ, Vera Regina Carvalho. Rotina de procedimentos utilizados na seleção e adaptação de aparelhos de amplificação sonora individual em centros auditivos na cidade de Porto Alegre, Brasil - RS. Rev. CEFAC [online]. 2009, vol.11, suppl.1, pp. 106-115.  Epub Mar 13, 2009. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462009005000012.

OBJETIVOS: verificar a rotina de procedimentos realizados com pacientes candidatos ao uso de aparelho de amplificação sonora individual, em Centros Auditivos na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul no Brasil. MÉTODOS: participaram do estudo 14 Centros Auditivos, por meio de questionário preenchido pelo fonoaudiólogo (a), responsável técnico (a) pelo estabelecimento. RESULTADOS: os resultados encontrados indicaram que os únicos procedimentos realizados em 100% dos centros auditivos foram a audiometria tonal limiar, a otoscopia e a pré-moldagem. Quanto ao tipo de aparelhos auditivos, moldes auriculares e tecnologia mais indicados foram retroauriculares, invisíveis simples e digitais, respectivamente. Na adaptação a faixa etária mais comumente foi de 60 a 79 anos, o tipo de adaptação monoaural, e a maioria dos centros auditivos realizam orientações de uso, acompanhamento após aquisição e experiência domiciliar prévia. CONCLUSÃO: os resultados mostraram que não existiram divergências entre os centros auditivos pesquisados, mas que alguns procedimentos teriam importância significativa para o processo de seleção de aparelhos auditivos, pois os mesmos contribuiriam para o sucesso de uma protetização efetiva.

Keywords : Perda Auditiva; Presbiacusia; Auxiliares de Audição.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese