SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 suppl.2Vowels influence in the stimulability for liquid soundsPerformance of students with and without learning difficulties in phonological awareness, rapid naming, reading and writing from the private education índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista CEFAC

versión On-line ISSN 1982-0216

Resumen

MANCOPES, Renata et al. Interdisciplinaridade na fonoaudiologia: a concepção do professor. Rev. CEFAC [online]. 2009, vol.11, suppl.2, pp. 175-182. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462009000600007.

OBJETIVO: analisar a concepção de interdisciplinaridade referida pelos professores fonoaudiólogos do curso de Fonoaudiologia da Universidade do Vale do Itajaí. MÉTODOS: a pesquisa orientou-se por uma abordagem qualitativa através da Análise do Discurso de Linha Francesa, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista em profundidade. RESULTADOS: após a análise, identificaram-se diferentes posições sujeito, onde se podem observar a concepção e o conhecimento sobre a interdisciplinaridade, as possíveis situações pedagógicas nas quais a interdisciplinaridade acontece, além dos obstáculos às práticas interdisciplinares. CONCLUSÃO: percebeu-se que não há ainda um conhecimento sedimentado sobre a interdisciplinaridade que resulte numa linha de trabalho com princípios teórico-metodológicos suficientemente definidos e consistentes. Por fim, este trabalho revela a necessidade de maior investimento em pesquisas a fim de sustentar os princípios da interdisciplinaridade no campo da Fonoaudiologia, com intuito de expandir os horizontes desse profissional que, antes de tudo, precisa entender-se como profissional da saúde o qual vive cotidianamente uma realidade que exige um olhar plural.

Palabras llave : Equipe de Assistência ao Paciente; Educação Profissionalizante; Comunicação Interdisciplinar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués