SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 suppl.2Avaliação da fluência verbal em crianças com transtorno da falta de atenção com hiperatividade: um estudo comparativoCorrelatos entre o perfil comunicativo e adaptação sócio-comunicativa no espectro autístico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista CEFAC

versão impressa ISSN 1516-1846versão On-line ISSN 1982-0216

Resumo

KWEE, Caroline Sianlian; SAMPAIO, Tania Maria Marinho  e  ATHERINO, Ciríaco Cristóvão Tavares. Autismo: uma avaliação transdisciplinar baseada no programa TEACCH. Rev. CEFAC [online]. 2009, vol.11, suppl.2, pp.217-226. ISSN 1516-1846.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462009000600012.

OBJETIVO: apresentar protocolo de avaliação transdisciplinar no autismo baseado no programa denominado Treatment and Education of Autistic and related Communicattion handicapped Children - TEACCH e sua aplicação no programa desenvolvido na Organização Não -Governamental Centro de Referência e Apoio às Desordens do Desenvolvimento - CRADD. MÉTODOS: foram escolhidos seis indivíduos, entre sete e doze anos, com diagnóstico de autismo que frequentam o programa da referida e que foram avaliados em três momentos durante o ano (janeiro, junho e dezembro). RESULTADOS: foram verificados os progressos de cada um deles nas áreas de interação social, comportamento, aspecto cognitivo e linguagem. CONCLUSÃO: independente do grau e do tipo de autismo, a aplicação da abordagem transdisciplinar nos sujeitos, demonstrou que existe desenvolvimento em todas as áreas avaliadas, proporcionando o efetivo estabelecimento das suas funções comunicativas.

Palavras-chave : Transtorno Autístico; Avaliação; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons