SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número4Auto-perception of auditory and vestibular health in workers exposed to organophosphateHerpes and its hearing implications: a literature review índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista CEFAC

versión impresa ISSN 1516-1846

Resumen

CHUN, Regina Yu Shon  y  BAHIA, Mariana Mendes. O uso do portfólio na formação em fonoaudiologia sob o eixo da integralidade. Rev. CEFAC [online]. 2009, vol.11, n.4, pp. 688-694. ISSN 1516-1846.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462009000800018.

OBJETIVOS: investigar o portfólio como instrumento de avaliação e aprendizagem em um Curso de Fonoaudiologia e verificar as expectativas e conhecimento acerca da Fonoaudiologia. MÉTODOS: pesquisa retrospectiva de abordagem qualitativa e quantitativa, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, corpus de 24 sujeitos, do 1º ano do curso de graduação em Fonoaudiologia que cursaram a disciplina História da Fonoaudiologia. A coleta de dados ocorreu por meio de portfólios e depoimentos escritos dos sujeitos. Foram aceitas mais de uma resposta nas categorias de análise. Para análise estatística foram utilizados os Testes Exato de Fischer e Qui-Quadrado. RESULTADOS: os portfólios evidenciam quanto à visão inicial da Fonoaudiologia que 53% dos sujeitos (n=15) indicaram conhecer a profissão por contato anterior e 40% referiram pouco conhecimento da profissão ao ingressar no Curso. 71% dos sujeitos (n=24) apontaram o ajudar/lidar com as pessoas como uma das principais razões da escolha da Fonoaudiologia. Quanto aos depoimentos escritos, 71% (n=24) dos sujeitos referiram que o portfólio possibilitou reflexão e 50% que foi um meio de aquisição de conhecimento quanto à contribuição do portfólio. CONCLUSÃO: os achados mostram que o portfólio se constitui como importante instrumento processual e reflexivo. Verificam-se mudanças no decorrer da disciplina, em relação às expectativas iniciais e ao conhecimento dos sujeitos acerca da Fonoaudiologia. Contribui para a definição da escolha da profissão, em alguns casos, e favorece a percepção acerca do papel das demais disciplinas, angústias comuns entre os alunos, nessa época da graduação.

Palabras llave : Educação Superior; Patologia da Fala e Linguagem; Avaliação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués