SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Qualidade de vida relacionada à voz de professores universitáriosCuidando de quem cuida: avaliando a qualidade de vida de cuidadores de afásicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista CEFAC

versão impressa ISSN 1516-1846

Resumo

PENTEADO, Regina Zanella  e  PENTEADO, Letícia Aranha Pires Barbosa. Percepção da voz e saúde vocal em idosos coralistas. Rev. CEFAC [online]. 2010, vol.12, n.2, pp. 288-298.  Epub 13-Nov-2009. ISSN 1516-1846.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462009005000053.

OBJETIVO: analisar a percepção da voz e de suas alterações e os cuidados de saúde vocal de idosos coralistas. MÉTODOS: são sujeitos 10 idosos (seis mulheres e quatro homens) do Coral Evangélico de Piracicaba (SP). Foi aplicado o questionário Qualidade de vida e voz (QVV), realizada entrevista aberta sobre o que acham da voz, queixas e cuidados e a avaliação vocal. Procedimentos de análise: análise de Conteúdo/análise temática, análise descritiva das questões, cálculo do escore global do QVV e análise perceptivo-auditiva fonoaudiológica por meio da escala GRBASI e avaliação dos parâmetros vocais. RESULTADOS: nove idosos avaliaram a voz como boa e apresentaram imagem vocal positiva, com escore médio de 96,5 pontos no QVV. Apesar disto, manifestaram dificuldades relacionadas com a respiração, articulação, modulação, além de alterações vocais em grau leve (rugosidade e soprosidade) na avaliação fonoaudiológica. Os cuidados com a voz se mostraram insuficientes para a promoção da saúde vocal. CONCLUSÃO: o grupo de idosos coralistas pesquisado, apesar de não ter queixas e estar satisfeito com a voz, apresenta dificuldades relacionadas aos cuidados de saúde vocal, à percepção da voz e do processo saúde-doença vocal bem como parâmetros alterados.

Palavras-chave : Voz; Promoção da Saúde; Envelhecimento; Idoso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português