SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3The relationship between the bruxism and the severity of symptoms in the temporomandibular disorderInfluence of oral dysfunction on full-term newborn on the beginning of lactation índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista CEFAC

versión impresa ISSN 1516-1846

Resumen

CORIOLANO, Maria das Graças Wanderley de Sales et al. Monitorando a deglutição através da eletromiografia de superfície. Rev. CEFAC [online]. 2010, vol.12, n.3, pp. 434-440.  Epub 02-Abr-2010. ISSN 1516-1846.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010005000015.

OBJETIVO: descrever o método de registro da eletromiografia de superfície através da utilização de um protocolo desenvolvido para o estudo da deglutição e demonstrar a deglutição de um paciente com doença de Parkinson e de um sujeito normal através do registro da eletromiografia de superfície (EMGs). MÉTODOS: para ilustrar os parâmetros eletrofisiológicos registrados após execução do protocolo foram utilizados dois voluntários do sexo feminino, sendo um sem doença e outro apresentando doença de Parkinson (DP) no estágio III de acordo com a escala de Hoehn e Yahr. Os parâmetros analisados pelo foram: a duração da atividade elétrica durante a deglutição, a amplitude (rms) e o limite de disfagia. RESULTADOS: os resultados mostram diferenças entre os eletromiogramas ilustrativos. CONCLUSÃO: a EMGs pode ser utilizada como método de avaliação e monitorização da deglutição de sujeitos sem doença e com DP.

Palabras llave : Deglutição; Transtornos da Deglutição; Neurofisiologia; Eletromiografia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués