Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do programa de exercícios funcionais vocais de Stemple e Gerdeman em professores

Assessing of a vocal functional exercise program the Stemple and Gerdeman apllied to teachers

OBJETIVO: avaliar o efeito do Programa de Exercícios Funcionais Vocais de Stemple e Gerdeman em professoras, com e sem alteração vocal, que atuam no ensino fundamental do Município de Niterói-RJ. MÉTODOS: os sujeitos do estudo consistiram de 17 professoras, que aceitaram participar espontaneamente, de um grupo de 222 convidadas. Aplicou-se o programa de exercícios: vogal /i/ sustentada, glissando ascendente e descendente da palavra /nol/, e escala de tons musicais Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, com emissão de /ol/, pelo tempo máximo de fonação. O programa de exercícios foi avaliado por meio da coleta dos dados: exame de vídeoendoscopia laríngea; avaliação perceptivo-auditiva da qualidade vocal (escala RASAT) e variabilidade da fre quência fundamental, ambos por meio da fala espontânea; análise acústica (intensidade - diagrama de desvio fonatório e espectrograma) pelo Programa de software Vox Metria, pré e pós-aplicação do programa, utilizando-se a vogal sustentada [ε]. RESULTADOS: houve aumento de tempo de fonação, da intensidade e da quantidade de harmônicos, além de ampliar a extensão da voz e melhorar a qualidade, resistência e projeção vocal. CONCLUSÃO: o Programa de Exercícios Funcionais Vocais de Stemple e Gerdeman possibilitou maior habilidade das participantes no desempenho profissional, benefícios que se estendem ao social.

Voz; Acústica da Fala; Qualidade da Voz; Treinamento da Voz


ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br