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Associação entre as alterações de alimentação infantil e distúrbios de fala e linguagem

Association between speech/language and feeding disorders in children

OBJETIVO: verificar a associação entre distúrbios de alimentação infantil e as alterações de fala e linguagem. Dessa forma, buscou-se caracterizar o tipo de transtorno em associação com o desempenho de fala e linguagem da criança, assim como o tipo de interação que as mães mantêm com seus filhos. MÉTODO: os sujeitos dessa pesquisa foram 24 crianças, na faixa etária entre um e oito anos, com diagnóstico de transtorno alimentar e suas mães. As crianças foram filmadas em situação de alimentação e avaliadas em relação à sua fala e linguagem. As mães foram entrevistadas sobre a atitude que mantêm com os filhos no que se refere à alimentação. RESULTADOS: das crianças pesquisadas, 46% apresentaram alteração na fala, 25% na fala e linguagem e 29% sem alterações. Portanto, 71% das crianças apresentaram algum tipo de alteração na aquisição ou produção do sistema fonético-fonológico e/ou na linguagem. CONCLUSÕES: foi possível identificar uma estreita relação entre transtornos de alimentação e hábitos parafuncionais o que facilita a instalação de um distúrbio articulatório, principalmente com alteração nos fonemas linguodentais e dento-alveolares. Quanto à linguagem, as crianças apresentaram uma defasagem em torno de um ano em relação à mesma faixa etária.

Fala; Linguagem; Comportamento Alimentar; Criança


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