SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue6Clinical, cognitive, behavioral and communicative features of Smith-Magenis syndromeAwareness of their own speech impairment and auditory processing in phonological disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista CEFAC

On-line version ISSN 1982-0216

Abstract

CIELO, Carla Aparecida; AGUSTINI, Rosane  and  FINGER, Leila Susana. Características vocais de gêmeos monozigóticos. Rev. CEFAC [online]. 2012, vol.14, n.6, pp. 1234-1241.  Epub Jan 29, 2010. ISSN 1982-0216.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010005000003.

TEMA: características vocais de gêmeos monozigóticos e sua relação com a normalidade. PROCEDIMENTOS: participaram da pesquisa dois pares de gêmeos adultos, um par de cada sexo, que realizaram avaliação otorrinolaringológica, auditiva, vocal perceptivo-auditiva e acústica da fonte glótica. Os dados foram apresentados de forma descritiva e discutidos comparativamente com os dados de normalidade da literatura e do programa utilizado. Para testar a diferença entre as médias e a normalidade, utilizou-se o teste t de Student (significância 5%). RESULTADOS: não houve diferenças quanto ao ataque vocal, articulação, loudness, ressonância, modo e tipo respiratórios em ambos os pares de gêmeos monozigóticos avaliados, estando os resultados dentro dos padrões de normalidade. Houve sinais de hipertensão muscular relacionada à produção vocal em ambos os pares, o tipo de voz foi considerado discretamente alterado em ambos os pares, e houve diferença quanto ao tempo máximo de fonação dos gêmeos. Todas as medidas acústicas relacionadas à frequência fundamental estiveram dentro dos padrões de normalidade do Multi Dimensional Vocal Program. CONCLUSÃO: os resultados encontrados no presente estudo se apresentaram dentro da normalidade e parecem seguir a tendência daquelas descritas em estudos que avaliaram gêmeos monozigóticos.

Keywords : Fonação; Voz; Qualidade da Voz; Gêmeos Monozigóticos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese