SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Diferentes modelos de terapia fonoaudiológica nos casos de simplificação do onset complexo com alongamento compensatórioAdaptação de próteses auditivas no candidato ao implante coclear índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Bookmark


Revista CEFAC

versão impressa ISSN 1516-1846

Resumo

LOPES, Aline da Silva et al. Análise de resultados a partir de testes de sentenças e questionário de auto-avaliação. Rev. CEFAC [online]. 2011, vol.13, n.1, pp. 65-74.  Epub 11-Fev-2011. ISSN 1516-1846.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011005000008.

OBJETIVOS: investigar a melhora no desempenho e na restrição de participação de usuários de próteses auditivas, após um período de três meses, e verificar se houve correlação entre os resultados obtidos nestes dois aspectos. MÉTODOS: analisou-se 13 sujeitos, com perda auditiva do tipo neurossensorial de grau leve a moderadamente severo, com idades entre 28 e 60 anos. Realizou-se a pesquisa dos Limiares e Índices Percentuais de Reconhecimento de Sentenças no Silêncio e no Ruído (LRSS e LRSR, IPRSS e IPRSR), em campo livre, através do teste Listas de Sentenças em Português; e aplicou-se o questionário Hearing Handicap Inventory for Adults (HHIA). A primeira avaliação foi realizada antes da adaptação das próteses auditivas, sem o uso das mesmas, e a segunda, três meses após a adaptação, com o paciente fazendo uso das próteses auditivas. RESULTADOS: a an álise estatística evidenciou melhora significante, tanto em relação à restrição de participação (HHIA), quanto no desempenho das avaliações (LRSS, LRSR, IPRSS e IPRSR). Ao correlacionar a melhora na restrição de participação (HHIA), com a melhora do desempenho nos demais procedimentos, houve correlação significante apenas entre a melhora no HHIA e a melhora no LRSR. CONCLUSÃO: os usuários avaliados apresentaram sensação de restrição da participação diminuída, e melhora significante no desempenho em situações de reconhecimento de fala, tanto no silêncio quanto no ruído. Houve correlação entre a melhora nas respostas no HHIA e o LRSR, devido ao fato de que as maiores queixas em indivíduos com perda auditiva neurossensorial estarem relacionadas à presença de ruído competitivo.

Palavras-chave : Auxiliares de Audição; Testes de Discriminação da Fala; Questionários; Perda Auditiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português